quinta-feira, 15 de outubro de 2015

DIY: Parede de cimento queimado

O-lá!

Hoje eu tô MEGA feliz do lado de cá porque, por fim, uma das coisas que eu MAIS queria ver dar certo dentre tudo que venho testado, brilhou!

Desde o primeiro post, venho passando um feito aqui, outro ali, mas nunca comentei que sou daquelas que ama uma decoração industrial. Talvez tenha dito em um post ou outro do Face e só, mas dentre as melhorias que estamos fazendo por aqui, isso foi algo que deixei passar batido, mas acho importante dizer porque isso esclarece a linha que sigo na hora que vou decorar. Tal qual quem aprende em inglês, que a imagem já vem no outro idioma, é automático que eu traga essa influência pra tudo que faço.

E o cimento queimado sempre foi meu foco. Mas nunca dava.
Foi assim:

Piso?
Tem que ser especializado, leia-se encontrar pedreiro antigo que fazia o vermelhão sem reclamar. Agora os cabras estão frouxos.

Quando encontrei quem faz, vem o fator: Escorrega. Marido não pode.
Aborta.

E parede?
Aí é comigo, né?

Como fazer?
Aí entra o vídeo da Erika Kapurk, mencionado no post da parede azulejadaEu procurava esclarecer a tal técnica quando dei de frente com o efeito de cimento queimado!  E é muito mais simples para quem já tem a parede na massa corrida. Precisa APENAS de: 

  • Cimento estrutural* (usei 5 kg)
  • Adesivo de alto impacto (usei metade do galão 3,6)
  • Pó Xadrez caso queira colorir
  • Resina a base de água
  • Lixa para massa 220
  • Desempenadeira
  • Espátula
  • Fita crepe
  • Algo para misturar a massa
  • Um recipiente para preparar a massa 

Parede 1,40 x 2,97

*IMPORTANTE:

Tenha em mente que se escolher o cimento comum e não for usar pigmento, a cor vai ser um tom esverdeado escuro no início. Eu NÃO SABIA disso e fiquei muito puta, porque no vídeo não explica, a sorte foi que fiz esse primeiro em outro ambiente:


Com o tempo, dá uma bela clareada. UFA. Mas ainda tem lá seu fundo verde:


Então comprei o cimento branco e fui lá

Pra chegar no cinza pretendido, fiz um teste a parte com o PÓ XADREZ  e o cimento, ali confirmei a excelente pigmentação do pó. Por isso,  fui adicionando bem pouquinho do preto - coisa de pontinha da colher de café -  pra fazer a massa definitiva, MISTUREI SUPER BEM e adicionei o adesivo de alto impacto.




 Essa é a textura:  meio molenga e com brilho da massa acrílica:


Se ficar  com essas riscas do pó e não quiser riscos na parede, mexa mais, pra dilui-lo por completo:


 Espaço nu e cru a ser trabalhado:



Chão devidamente limpo e forrado, parede lateral protegida com fita crepe:


Hora de aplicar a massa e não tem segredo nenhum, é super fácil. Nos cantinhos, usei a espátula:



Depois de umas duas horas já dá pra lixar as imperfeições. Faça o teste em um pequeno pedaço, se não riscar o cimento, pronto, pode lixar em movimentos circulares. 

Aqui é sem drama, esse é o passo MAIS fácil de todo o processo, a lixa desliza tranquilamente sobre o cimento. Pena que não fotogradei - sorry



Depois de 24 horas passe a resina a base de água e pronto...pode decorar com todo amor que nós temos por decoração com aquilo que está ao nosso alcance!

Iiiii...olha a pontinha ali da prateleira! Vem mais por aqui.

 

Tô tão apaixonada por esse cantinho...mil coraçõezinhos no ar <3 
E aí, foi um bom passo a passo? Gostaram?

Beijos!



Nenhum comentário: