terça-feira, 15 de setembro de 2015

Vaso feito com bloco de concreto

Sobrou bloco de cimento da reforma ou construção? Crie uma área verde com eles!
E pra ficar mais charmoso, pinte o bloco com tinta própria pra muro ou siga a dica aqui do Louca por Decoração: use cal pintura misturada com Pó Xadrez. A mistura é muito simples, basta adicionar os dois produtos em um recipiente (pode ser uma lata vazia de tinta), mexer bem e ir adicionando água até obter uma mistura homogênea. Depois é só aplicar com uma trinca ou broxa. A aderência é excelente, custa bem baratinho e a coloração dura muito tempo. Só não pode pegar chuva na primeira semana. Depois, relaxa! E curta seu novo cantinho lindo e aconchegante.  


Enquanto essa chuva não dá trégua pra terminar o que tá pelo caminho e mostrar pra prole, fica uma dica simples e barata para criar um belíssimo jardim com sobra de obra - e que logo mostro feito aqui em casa, tb. 



Emoticon grin





sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Transferência de imagem para a madeira

Oi, moças!  E moços, sejam bem-vindos!

No primeiro post do blog, deixei pra depois como fazer a transferência de imagem pra madeira. O depois chegou e vou escrever exclusivamente sobre isso. Caso alguém queira saber o passo a passo do cabideiro, logo tem. 

O item PRINCIPAL para que a mágica aconteça: Base Print


Quem apresentou essa maravilha pra mim foi a Katia Sampaio, uma querida amiga láaa de Bauru. Amigas daquelas que não ficam só no embroma de "precisamos nos ver". É daquelas que pega o carro e diz: "vim aqui te ver", sabe? Tão assim, que conheceu o método e veio correndo mostrar o truque... e eu me apaixonei pelo movimento.

Acontece que...não é NADA fácil encontrar esse produto. Nadinha. Rodei a cidade inteira, em todas as lojas de artesanato e nada. Por fim, comprei pela net. Uma droguinha pagar frete,  diante do preço ser absurdamente mais baixo (coisa de R$ 8,00) que o preço de envio, mas eu queria muito testar e me joguei nessa loja AQUI, que oferecia o custo de frete mais baixo que outras por aí. Só que, no momento está indisponível.

Recebi em cinco dias e deixei de stand by por conta da ENORME bagunça da reforma, até que...tive a ideia do cabideiro e do porta-chaves. 

Deu certo.

Existe também o Transfer Print que é igual,  mas é mais caro. A diferença é coisa de R$ 10,00.

Aí, vem a turma que entende massa de artesanato e diz: "mas dá pra fazer com cola branca!" (grrrrrrrrr). Então fui testar e realmente transferiu. Porém, se você não acha o ponto certo da cola, babau, pode lixar a peça e começar do zero porque a imagem não transfere. Então, eu prefiro e fico com a Base Print. 

Material: 

Imagem do seu gosto, IMPRESSA A LASER
Em caso de frase, A IMPRESSÃO DEVE SER INVERTIDA porque se não, os dizerem ficam invertidos na peça (óbvio)



Rolo de espuma e pincel


  • Madeira
  • Esponja de lava-louça
  • Verniz (qual preferir)


Passo a passo:

  • Pincele duas generosas camadas de Base Print ou Transfer Print sobre a peça. Espera secar só um pouquinho de uma demão pra segunda. Coisa de 1 minuto. Espalhe bem com o rolo, pro produto ficar todinho uniforme.
  • Passe uma camada de Base Print ou Transfer Print sobre a imagem. Use o rolo pra espalhar bem.
  • Posicione a imagem na peça e vá alisando bem a folha do centro pras bordas, pra retirar possíveis bolhas. Espere 24 horas (no rótulo diz menos, mas não confio mesmo).
  • Umedeça a bucha do lado macio e passe por cima do papel de maneira BEM DELICADA, só pra umedecer o papel. Daí, COM OS DEDOS, vá friccionando até que o papel saia e fique somente a imagem. Espere secar.
  • O sulfite tem mais de uma camada (quatro, se não me engano). Então, se ao secar a peça estiver muito esbranquiçada, repita o processo, mas só que mais delicadamente. Espere secar novamente e aí, mesmo que esteja esbranquiçada, pode partir pra invernização. Nesse processo, a imagem se tornará nítida e as falhas irão sumir.
Pronto. Terá uma linda peça feita por ti.


Se quiser botar uma corzinha, fique à vontade. Assim como fiz nesse trabalho em andamento


Faltam fotos, mas é porque nem passava pela minha cabeça criar um blog sobre. Dúvidas, pode chamar aí no "comentários" que respondo.

Super beijo!
Fernanda Betini

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Porta-chaves feito de pallet

Olá!
Primeiro post do blog depois de muito ser incentivada a abrir esse cantinho pra mostrar algumas das coisinhas que tenho feito em casa, seja literalmente colocando a mão na massa - corrida, cimento - ...e vai que vai -  até a criação de objetos (muito limitada nessa área) para organizar e decorar nossa casinha nha nha. E se tem uma tag que provavelmente vou usar muito é: #FEITOPORMIM

Por aqui, tô LONGE de ter tudo como quero. Sou esposa-cuidadora-enfermeira-motorista-fisioterapeuta-oficegirl e pra arrematar:  mãe. Então vamos aos poucos e anotando as ideias que surgem durante o caminho, porque uma hora viram projetos e, quando menos espera, estão feitos! E ainda podem se multiplicar!!! 


Foi o que aconteceu com um porta-chaves aqui em casa, que diga-se de passagem, necessário aos tubos! Perco e acho os três molhos de chaves TODOOSANTODIA e isso é um tremendo saco, tremendo vacilo, tremenda perda de tempo procurando o que deve ter seu lugar.

Só que quem me conhece, já sabe. Não pode ser o porta-chave. Tem que ser O PORTA-CHAVE...do contrário, me nego..."fico procurando a chave". É...eu tenho dessas.Mas por fim, acho ótimo ser assim porque me desafio, busco coisas novas e nesse caso, especificamente conheci  um mundo de gente talentosíssima.

No caso do porta-chave, especificamente, não encontrei nada que desse aquele turu-turu-turu aqui dentro, mas liguei ideias a um material que AMO: PALLET, associadas a uma técnica que sou apaixonada: transferência de imagem pra madeira. 

Eu tinha as ripas já serradas de outro trabalho (um sofá), tirei os pregos,  serrei  e tratei com  anti-cupim. Passo que uso em TODOS os trabalhos feitos com madeira. 



Depois uni as peças com essa cola branca  


Furei com broca beeeeem fininha. Esse furo tem que ser de acordo com o tamanho da rosca do pitão. Depois é só encaixar a ferragem a mão mesmo. SUPER simples!


PRONTO! A finalização ficou por conta do verniz (optei pelo marítimo), item IMPRESCINDÍVEL

Vou terminar de pintar logo a parede da sala porque agora, acabaram-se as desculpas! O porta-chave é real! E a ideia se multiplicou, tanto que fiz um cabideiro (mini, vai...um cabideiriiiinho).

Materiais que utilizei:
  • Duas ripas de pallet
  • 5 pitãos (abertos!) - quantidade vai do que você precisa e prefere 
  • Cola branca
  • Imagem invertida, impressa a laser em sulfite
  • furadeira
  • broca
  • lixa 60 para madeira (grossa mesmo)
  • verniz marítimo

A transferência é simples. Logo eu mostro pra vocês, de um  outro trabalho em andamento...(viu? não para mais rsss).

Beijos!
Fernanda