quinta-feira, 15 de outubro de 2015

DIY: Parede de cimento queimado

O-lá!

Hoje eu tô MEGA feliz do lado de cá porque, por fim, uma das coisas que eu MAIS queria ver dar certo dentre tudo que venho testado, brilhou!

Desde o primeiro post, venho passando um feito aqui, outro ali, mas nunca comentei que sou daquelas que ama uma decoração industrial. Talvez tenha dito em um post ou outro do Face e só, mas dentre as melhorias que estamos fazendo por aqui, isso foi algo que deixei passar batido, mas acho importante dizer porque isso esclarece a linha que sigo na hora que vou decorar. Tal qual quem aprende em inglês, que a imagem já vem no outro idioma, é automático que eu traga essa influência pra tudo que faço.

E o cimento queimado sempre foi meu foco. Mas nunca dava.
Foi assim:

Piso?
Tem que ser especializado, leia-se encontrar pedreiro antigo que fazia o vermelhão sem reclamar. Agora os cabras estão frouxos.

Quando encontrei quem faz, vem o fator: Escorrega. Marido não pode.
Aborta.

E parede?
Aí é comigo, né?

Como fazer?
Aí entra o vídeo da Erika Kapurk, mencionado no post da parede azulejadaEu procurava esclarecer a tal técnica quando dei de frente com o efeito de cimento queimado!  E é muito mais simples para quem já tem a parede na massa corrida. Precisa APENAS de: 

  • Cimento estrutural* (usei 5 kg)
  • Adesivo de alto impacto (usei metade do galão 3,6)
  • Pó Xadrez caso queira colorir
  • Resina a base de água
  • Lixa para massa 220
  • Desempenadeira
  • Espátula
  • Fita crepe
  • Algo para misturar a massa
  • Um recipiente para preparar a massa 

Parede 1,40 x 2,97

*IMPORTANTE:

Tenha em mente que se escolher o cimento comum e não for usar pigmento, a cor vai ser um tom esverdeado escuro no início. Eu NÃO SABIA disso e fiquei muito puta, porque no vídeo não explica, a sorte foi que fiz esse primeiro em outro ambiente:


Com o tempo, dá uma bela clareada. UFA. Mas ainda tem lá seu fundo verde:


Então comprei o cimento branco e fui lá

Pra chegar no cinza pretendido, fiz um teste a parte com o PÓ XADREZ  e o cimento, ali confirmei a excelente pigmentação do pó. Por isso,  fui adicionando bem pouquinho do preto - coisa de pontinha da colher de café -  pra fazer a massa definitiva, MISTUREI SUPER BEM e adicionei o adesivo de alto impacto.




 Essa é a textura:  meio molenga e com brilho da massa acrílica:


Se ficar  com essas riscas do pó e não quiser riscos na parede, mexa mais, pra dilui-lo por completo:


 Espaço nu e cru a ser trabalhado:



Chão devidamente limpo e forrado, parede lateral protegida com fita crepe:


Hora de aplicar a massa e não tem segredo nenhum, é super fácil. Nos cantinhos, usei a espátula:



Depois de umas duas horas já dá pra lixar as imperfeições. Faça o teste em um pequeno pedaço, se não riscar o cimento, pronto, pode lixar em movimentos circulares. 

Aqui é sem drama, esse é o passo MAIS fácil de todo o processo, a lixa desliza tranquilamente sobre o cimento. Pena que não fotogradei - sorry



Depois de 24 horas passe a resina a base de água e pronto...pode decorar com todo amor que nós temos por decoração com aquilo que está ao nosso alcance!

Iiiii...olha a pontinha ali da prateleira! Vem mais por aqui.

 

Tô tão apaixonada por esse cantinho...mil coraçõezinhos no ar <3 
E aí, foi um bom passo a passo? Gostaram?

Beijos!



terça-feira, 13 de outubro de 2015

DIY: Como cobrir parede azulejada

Olá!

Post de hoje é uma Parte II do anterior, em que mostro o   teto de uma pequena área aqui em casa restaurado. Além dele, outro ponto precisava ser resolvido, que era por fim na parede azulejada sem mais quebra-quebra, fora o necessário pra novas tomadas.

Na cabeça, a ideia fixa que teria que ser algo que eu mesma pudesse fazer, se encaixando na  obra limpa (sem gerar mais entulho pro meio ambiente). Eu sabia que dava pra "emassar" a parede, mas como fixar a massa sobre o azulejo? Encotrei um vídeo bem legal da Erika Karpuk e aproveitei a presença do pedreiro, que estava aqui na época, pra tirar algumas dúvidas. Guardei a informação por um ano e dias desses fui pra lida. 

O vídeo da Erika vem no próximo post, porque acabei utilizando outra técnica que ela ensina, nesse mesmo ambiente. 

Antes de qualquer coisa, é NECESSÁRIO se certificar de que não tem nenhum azulejo solto. Se tiver, retire-o e preencha o espaço com cimento. 


MATERIAL

--> 1 esponja (dessas de lavar louça)
--> Detergente
--> Paninho
--> 1 rolo (eu usei o de lã)
--> Massa corrida acrílica


--> Adesivo de alto impacto (Bianco, Sika, Viafix...pesquise pq a diferença de $ chega ser brutal)


Gosto mais desse  Viafix e foi o mais barato


--> Argamassa (o mesmo que cimentcola...eu já tinha a uso externo e interno)



PASSO A PASSO

Limpe muito bem todo o azulejo, passe um paninho pra retirar todo resíduo e espere secar.


Misture a argamassa com o adesivo de alto impacto até que fique 
bem homogêneo,  mas ainda  líquido
Obs: A quantidade vai depender do espaço a ser coberto


Aplique com o rolo 




Depois é esperar o outro dia para passar a primeira demão de massa acrílica.
Lixe e passe outra demão e assim por diante, até que o azulejo esteja completamente coberto ou a seu gosto.

No post do teto restaurado  eu explico sobre a massa acrílica e como aplicá-la

E é aí, é só pintar .


Foi isso!!!
Esse espaço está em andamento. Então, logo volto com a Part III ;)
BJS!!!

I- A Coral tem também um passo a passo pro mesmo "probleminha", mas ensina  de uma maneira diferente AQUI

sábado, 10 de outubro de 2015

Teto restaurado

Olá, moças!

Post vem pra salvar o teto capenga, que trinca a nossa cara de vergonha. Aff!




Antes, deixa eu explicar o que se passou aqui. Afinal, cada caso é um caso e aqui, tínhamos sério problema a ser resolvido.

Essa é uma parte que era "externa" (sí, pero no mucho) e foi incorporada de vez à casa. Sobre esse teto, fica a caixa d'água e por ser uma casa que ficou fechada durante muitos meses...anos... sem manutenção nesse trecho, acabou rolando uma infiltração. Diante disso, o PRIMEIRO PASSO foi cuidar por fora, com aplicação de Neutrol (impermeabilizante), aquela tinta preta usada na fundação da casa, e contrapiso pra tapar toda e qualquer rachadura. Esse trabalho foi executado pelo pedreiro.

Resolvido isso, chegou a minha parte: 
  • 1 desempenadeira
  • 1 espátula 
  • Massa ACRÍLICA 
  • Lixas 80 para massa (aqui foi da grossa mesmo, há quem prefira as mais finas)
  • 1 tinta ACRÍLICA (ainda vou usar)
  • Máscara
  • Óculos de proteção
  • Luva
E fui
Com a espátula raspei tudo em volta pra ter certeza que não tinha mais casca pra cair. Feito isso, hora de aplicar a massa acrílica. 


Por que massa acrílica?

Para as moças que não sabem, essa massa tem alta resistência a umidade. Logo, por ser essa uma área que o lado externo não tem telha ou qualquer tipo de forração, ou seja, fica em contato direto com água, em caso de chuva, a aplicação indicada é a acrílica e não PVA.

Esse é o ponto super positivo. 

Agora vem o negativo: essa massa é mais chatinha de lidar. Se perder o "ponto" de lixar, o jeito é nova demão, porque a superfície não vai ficar lisa. No geral, a aplicação é feita em um dia: passa de manhã e lixa no final da tarde. Mas embute aí o fator: clima.

Aqui, na terra em que a água ferve a 100°, coisa de quatro horas e já posso lixar. 

Demãos
O ideal são de duas a três demãos (nunca diga duas, três, quatro "mãos", pelo amor! esse termo não existe) em camadas finas, mas a quantidade, só na hora pra saber. E, ao menos que tu tenha uma bela mão pra aplicar perfeitinho, sem frisinhos,  TEM QUE LIXAR LIXE ENTRE AS DEMÃOS. 

Sobre a marca
Eu gosto MUITO da Sherwin Williams e não troco mais essa marca por nenhuma outra! Rende muito bem, tem preço ótimo e só perde um pouquinho em acabamento pra Suvinil, isso se for fora da linha PREMIUM...porque se for essa, aí tá pau a pau. O legal é usar liqui-base pra ficar um serviço de primeira linha...mas se não tiver esse produto, tranquilo. Ruim não fica...nem meia-boca.  



Pronto!



Aplicada e lixada, agora vou pintar.


Depois tem o espaço todo renovado.

BJS!

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Organizador de aspirador

De volta com afazeres do dia, mas contando apenas um dos, nesse post! Ó o sorriso largo  *___* 

Hoje tirei o dia para ajeitar a área de serviço, que tava pela tampa de tão desorganizada. Por hora, as necessidades aqui  foram: 


* Instalar prateleiras com itens à mostra - porque sou esquecida demais

* Organizar espaço pro aspirador.

E esse segundo de maneira que ficasse sempre à mão, se não, eu não uso. Fato é que, tenho enoooooooooooooorme preguiça daquele enrola e desenrola de fios e conectores, tanto que tenho a pachorra de deixá-los ali no cantinho do banheiro, do quarto, do corredor, na esquininha do sofá...por aí, qdo (raramente) uso...Ou seja, era hora de parar de depor contra si. 


Então, pesquisando...encontrei esse organizador que eu achei O MÁAAAAAAAXIMO! E nem sabia de sua existência: 

 E tem esse modelo, com espaço a mais para guardar os produtinhos de limpeza e afins:


Lindinhos, mas...Se eu tenho suporte de prateleiras - ou mão francesa, como você preferir - , pensei: "vou usar a ideia, com o que tenho em mãos..."


Deu certo!
O que não tá dando certo ainda é essa parede por terminar...cenas dos próximos posts :D


E a organização nesse espaço continua...
BJS!